domingo, 23 de maio de 2010

Energia Nuclear - Vantagens


TVNBR — 9 de Abril de 2010 — Entrevista com Samuel Pinheiro Guimarães, Ministro Brasileiro de Assuntos Estratégicos.

Resumo:

- Uma central eléctrica a gás para produzir 1 Kw / hora emite 885 gm de Co2. Vs Uma central nuclear para produzir 1 Kw/hora emite 4 gm de Co2
- A crise ambiental é energética devido ao tipo de energia mais utilizada (petróleo, carvão e gás)
- Os países produtores de petróleo e carvão querem manter estas como as grandes fontes energéticas.
-Só com a energia nuclear se poderá reduzir a emissão de gases tal como estabelecido no protocolo de Quioto
- A energia nuclear permite que não existam falhas de fornecimento, é mais fiável (ex. a hidroeléctrica depende da água disponível, a eólica do vento e solar do sol)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma nova Central Nuclear

Na sequência da nossa demanda sobre os benefícios vs prejuízos sobre a utilização da Energia Nuclear, deixamos uma notícia publicada no site da SIC em 11 de Maio de 2010, sobre o acordo para a construção de uma noca central nuclear na Turquia.

"Presidente da Rússia visita Turquia para assinar duas dezenas de acordos
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, inicia hoje uma visita de dois à Turquia durante o qual está prevista a assinatura de mais de 20 acordos, designadamente na área de energia, segundo fonte da presidência russa. Nessa área, tem destaque um memorando de cooperação para a construção e exploração de uma central nuclear.
A Rússia tem há algum tempo a intenção de construir a primeira central nuclear da Turquia. Um consórcio dirigido pela empresa russa Atomstroiexport chegou a ganhar um concurso público, mas a decisão foi mais tarde anulada por um tribunal turco. Entre os acordos "mais significativos do ponto de vista comercial" a assinar na Turquia, segundo a mesma fonte, estão os que vão ser assinados pelas petrolíferas russas Gazprom e Rosneft. A Rússia é um dos principais parceiros comerciais da Turquia e o seu principal fornecedor de gás. Cerca de 60% do gás turco é importado da Rússia."