quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma nova Central Nuclear

Na sequência da nossa demanda sobre os benefícios vs prejuízos sobre a utilização da Energia Nuclear, deixamos uma notícia publicada no site da SIC em 11 de Maio de 2010, sobre o acordo para a construção de uma noca central nuclear na Turquia.

"Presidente da Rússia visita Turquia para assinar duas dezenas de acordos
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, inicia hoje uma visita de dois à Turquia durante o qual está prevista a assinatura de mais de 20 acordos, designadamente na área de energia, segundo fonte da presidência russa. Nessa área, tem destaque um memorando de cooperação para a construção e exploração de uma central nuclear.
A Rússia tem há algum tempo a intenção de construir a primeira central nuclear da Turquia. Um consórcio dirigido pela empresa russa Atomstroiexport chegou a ganhar um concurso público, mas a decisão foi mais tarde anulada por um tribunal turco. Entre os acordos "mais significativos do ponto de vista comercial" a assinar na Turquia, segundo a mesma fonte, estão os que vão ser assinados pelas petrolíferas russas Gazprom e Rosneft. A Rússia é um dos principais parceiros comerciais da Turquia e o seu principal fornecedor de gás. Cerca de 60% do gás turco é importado da Rússia."

4 comentários:

  1. O tema da energia nuclear envolve diversas opiniões e perspectivas. Sob a perspectiva económica consideram positiva a construção de centrais nucleares?

    ResponderEliminar
  2. Em relação a Portugal...

    Uma das principais figuras históricas em prol de desenvolvimento sustentável, Gro Harlem Brundtland, sugeriu hoje que seria um erro apostar na energia nuclear em Portugal. “Se eu fosse assessora do Governo português, não aconselharia a construção de uma central nuclear. Aconselharia o investimento em energias renováveis e eficiência energética”, disse Brundtland, numa conferência ambiental – o Green Festival – no Estoril (In http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1401302)
    Por outro lado, o líder do PSD advogou recentemente o lançamento de um "debate sério" sobre a opção pela energia nuclear, em Portugal, de forma a reduzir "a dívida e a dependência energética nacional". Pedro Passos Coelho considera que a opção pelas eólicas não é suficiente para equilibrar o défice energético português e preconiza novas abordagens que incluam a eventual construção de centrais nucleares para abastecimento de energia. (http://aeiou.visao.pt/passos-coelho-quer-debate-sobre-o-nuclear=f559860)

    O nuclear será uma boa solução para resolver o problema energético português e apostar assim numa maior competitividade?

    ResponderEliminar
  3. O riscos que se correm com a obtenção desta energia são imensos,a probabilidade de um acidente nuclear tambem é grande,por isso achamos que existem outras formas de obter energia mais seguras e mais rentáveis.Para que a humanidade não pague um preço demasiado alto.

    ResponderEliminar
  4. Parece-lhe que ainda se vive um tabu à volta da energia nuclear? No Reino Unido estão a reactivar centrais que já tinham desactivado e muitos dizem ser a aposta certa…
    Não há tabu à volta do nuclear. A Quercus em 2007 participou em debates por todo o país, promovidos por várias entidades, onde foi discutido o nuclear, infelizmente porém numa discussão mais limitada e nem sempre global de todo o sistema energético do país com a Quercus desejaria.
    Rapidamente podem ser enumeradas 15 razões para contestar a energia nuclear:
    1. Portugal tem uma enorme oportunidade na conservação de energia e eficiência energética
    2. O potencial de implementação das energias renováveis em Portugal é enorme
    3. A energia nuclear serve para produzir electricidade e esta representa apenas cerca de 20% do consumo de energia final do país
    4. A energia nuclear é muito mais cara
    5. A falácia da produção limpa em termos de emissões de gases de efeito de estufa
    6. Segurança de abastecimento comprometida - Potencialidade de descentralização oferecida pelas energias renováveis é contrariada por uma central nuclear
    7. A energia nuclear só é viável à custa de enormes subsídios governamentais – Portugal apoia muito mais investigação no nuclear que na conservação de energia e renováveis
    8. Portugal ficará dependente de tecnologia importada e cara; é mais uma dependência, neste caso perigosa, de outros países
    9. Cenários oficiais mostram que a Europa não aposta no nuclear e Portugal iria estar em contra-ciclo
    11. Riscos associados ao transporte e armazenamento dos resíduos nucleares
    12. Tempo de construção previsto
    13. Custo de desmantelamento das centrais e suas consequências ainda não estão suficientemente avaliados
    14. Secretismo e estímulo ao militarismo
    15. Dificuldade em encontrar uma localização

    http://jornal.quercus.pt/scid/subquercus/defaultarticleViewOne.asp?categorySiteID=350&articleSiteID=1760

    ResponderEliminar